Você está aqui: HomeDiário de BordoExpedição Atacama/Machu Picchu 2006Dia 18/01/2006 - 6° dia - Antofagasta - Arica

Diários de Bordo

Dia 18/01/2006 - 6° dia - Antofagasta - Arica

6° dia - Antofagasta - Arica

Buenos dia!!

      Ontem saimos para jantar e gostariamos de indicar um restaurante em Antofagasta para quem um dia passar por aqui, chama-se Panda, é o tipo de restaurante que é uma raridade  pelo Chile e Argentina. Normalmente por aqui servem o chamado prato francês, que você paga caro e come pouco. Este restaurante com buffet que é muito difícil encontrar por aqui, é barato, $4.500 pesos chilenos.

 

  Esta é a vista do Bairro Jardim Social de Antofagasta para o Pacífico.

      E então, gostaram das fotos de ontem? Que tal o caminhãozinho? Estou vendo por aqui se consigo mandar um para o vereador Beti, já pensou o estrago que o danado vai fazer distribuindo umas pedrinhas e cascalho para os eleitores? vira deputado rapidinho, he he. Os caras nos mandaram  empurrar, se conseguíssemos era nosso, bem que tentamos...

      Então, saímos de Antofagasta pelas manhã em direção ao norte do Chile, esperávamos uma viagem pela costa do Oceano Pacífico de 600 km até Iquique com muitas árvores. Doce ilusão, o nosso visual mudou em 50%. O que vimos nesses 600 km foi à direita o deserto que nos acompanha a 4 dias e do lado esquerdo o Oceano Pacífico. Mas pelo menos deu para sentir o cheirinho da maresia e até mesmo de milho verde, apesar de não ter por aqui.

      Chegamos a Tocopilla, uma cidade portuária, e que produz energia geotérmica para Calama e Chuquicamata. Energia essa, que é produzida com petróleo, carvão e gás, este último é importado da Argentina. Já que há anos atrás Tocopilla e Iquique pertenciam a Bolívia e eram a saída para o Pacífico, então o Chile tomou esse pedaço de chão da Bolívia, esta então não vende gás para o Chile por dinheiro algum.

      De Tocopilla seguimos em direção a Iquique, uma cidade litorânea de grande porte e com uma praia muito bonita.

        

    De Iquique, como não tínhamos outra opção, seguímos em direção ao meio do deserto novamente para pegar a Panamericana que corta o deserto de norte ao sul.

    Antes de chegar a Panamericana passamos pela cidade fantasma de Humberstone. É chamada cidade fantasma porque há muitos anos atrás, a mesma era povoada pelos funcionários de uma empresa que explorava o salitre do chile rico nessa região. Depois que os Europeu começaram a produzir o salitre artificialmente, a importação do salitre do chile se tornou inviável, inviabilizando também a exploração do salitre nessa região, desta forma houve uma evasão dos moradores da cidade, ficando somente a estrutura das moradias e da refinaria, se tornando então a "Cidade Fantasma de Humberstone".

  

     Seguimos viagem então, agora novamente só com a companhia do deserto, não tínhamos noção da imensidão do mesmo, e com certeza não conseguiremos transmitir a vocês a magnitude do Deserto do Atacama.

     Quando estávamos a uns 70 kms de Iquique, nosso último abastecimento, nos demos conta que não teríamos combústivel para fazer este trajeto, já que no meio do deserto  não tem postos de abastecimento.

     Estávamos passando por uma pequena vila, e até ficamos nos perguntando o que faz por ali, no meio do nada, aquele povo. Não achamos explicação para isso; nos informamos e descobrimos que havia um morador que tinha combustível em casa. Chegamos lá e nos deparamos com um pequeno armazém de uma senhora que com certeza quando nos viu deve ter pensado: Opa, vou ganhar mais uma graninha com esses descuidados.

Essa é a loja de conveniência do posto que achamos, a bomba era um garrafão.

     Tudo bem, o que fazer, compramos dois garrafões de gasolina com um preço um tanto inflacionado. Foram $6.500 pesos chilenos por 10 lts de gasolina, aproximadamente 3,40 Reais por litro. Gasolina para chegar só no cheiro até Arica, nosso destino e última cidade Chilena em que vamos pernoitar.

     Abastecidos, seguimos viagem, quando de repente, apareceu no meio do deserto nos dois lados do asfalto uma grande plantação, não descobrimos de que, mas foi a primeira vez que vimos uma árvore no meio do deserto. Com certeza quem plantou se deu mal, pois está tudo abandonado.

   O trajeto de hoje, depois que entramos na Panamericana, foi o mais perigoso e cansativo da viagem até agora. Os ventos no deserto na parte da tarde são terríveis, é muito difícil controlar a moto em cima da pista. Percebam na foto abaixo a inclinação da moto para compensar a ação do vento.

   

 E para piorar ainda mais as coisas, subimos a 1500 mts acima do nível do mar e descemos novamente, fizemos isso duas vezes em 100 kms, 20 kms de subida e 20 de descida. A montanha é todinha arenosa, com muito vento a areia vai para a pista, partes da pista desbarranca pois é só areia.

E para nos por mais medo ainda, elas continuam em grande número na beira da estrada: As Capelinhas.

Um cruzamento no meio do nada.

 

  Chegamos a Arica de tardezinha, uma cidade grande e com uma bela praia. Amanhã sairemos cedo e ao meio dia pretendemos estar passando a fronteira para o Peru.

  Essa da primavera não entendi, nada a vê.

  Um grande abraço,   HASTA LA VISTA..............

 

 

 

Comentários  

 
Renan - Itapoá - Sc
0 # Renan - Itapoá - Sc 19-01-2006 10:52
Então acharam um mato no meio do deserto é,... Ah, essa ultima foto é do hotel onde vcs durmiram por acaso??? Boa viajem, que tudo continuem dando certo para vcs...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Anibal - Realeza
0 # Anibal - Realeza 19-01-2006 11:48
Bom dia! meus filhos...Tudo bem! Aproveitem bastante que aqui está tudo bem.... Abracos...do pai trivelin!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Valadão Junior - Francisco Beltrão
0 # Valadão Junior - Francisco Beltrão 19-01-2006 12:27
Dai...aventurei ros...kda dia mais legal isto ai?? Bah...comprar gasolina a este preço... dói, fala sério... Mas fiko feliz q pelo menos, se ta dificil hotel, dificil restaurante...p elo menos as "Chikas&qu ot; vcs acharam... ihuiahuiahuiahu iai...vã o "relaxar&q uot; um pouco neste boteko ??? Um grande abraço e estamos acompanhando todo...e tá muito legal de acompanhar. Sorte e continuem com Deus.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Renata - Itapoá
0 # Renata - Itapoá 19-01-2006 14:07
e ai tomaram coragem de dar um mergulho no marzãooo ??? depois d dias e dias vendo só areia e sal na frente é mto bom ver agua neh.. heheh.. recordando a praia pai? heheh.. o tio toco... c fiko véio nessa ultima foto ai.. ta doido hein, e hodinho.. hehe... olha olha meninos se comportem.. bjus e boa viajem
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Leila - Realeza
0 # Leila - Realeza 19-01-2006 14:10
CHIKAS BAR???????q nome mais sugestivo!!!! por acaso pernoitaram aí????? Na volta vcs explicam isso para nós, (as esposas), hehehehehe bjssssssss Leila
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Magda
0 # Magda 19-01-2006 18:39
Parabens pessoal estamos curtindo muito acompanhar vocês aproveitem o maximo que puderem. Ah, toco pelo jeito os parafusinhos estão firmes na moto né? boa sorte para todos......
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Ciro - Realeza
0 # Ciro - Realeza 19-01-2006 20:22
Todos estan en dudas sy usteds no pernoctaran en Chicas!Bar. Saludos y buena viaje
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
VALBERTO MULLER - FRANCSCO BELTRÃO
0 # VALBERTO MULLER - FRANCSCO BELTRÃO 19-01-2006 21:12
OLÁ PESSOAL,TENHO INFORMAÕ ES QUE LAS TICAS BAR É BOATE GAY E VERDADE., BOA VIAJEM MUITO SHAKE E TERMO NA VIAJEM ABRAÇ&Ot ilde; VALBERTO MULLER
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
camaleoes moto clube marcio - coronel vivida
0 # camaleoes moto clube marcio - coronel vivida 20-01-2006 00:21
ola, ja fiz tres grandes viagens e sei q vcs e estao sentindo isto e fantastico ,nao tem palavras ate, suerte suerte suerte
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
claudio - realeza - pr
0 # claudio - realeza - pr 20-01-2006 02:22
Que aventura em..... tudo muito bonito fantastico legal que esta dando tudo certo à vcs boa viagem fiquem com DEUS.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Clairê - Itapoá
0 # Clairê - Itapoá 20-01-2006 02:35
no meio do nada conseguiram achar algo de interessante .. luzes.. muitas luzes... ticas a vontade não é...?? cuidado meninos... boa viajem pra voces... beijus
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Edemilson - Vitorino
0 # Edemilson - Vitorino 20-01-2006 03:07
Acompanhando a viajem d vcs, vimos quantas maravilhas exixtem mundo afora, Abraços, e q tudo continue dando certo!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Eduardo - camaleões MC - Coronel Vivida
0 # Eduardo - camaleões MC - Coronel Vivida 20-01-2006 18:31
Realmente, a viagem de vcs está muito interessante. Estão nos inspirando p/ tmém fazê-la ano q vem... Sorte a vcs.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário / Add Comment / Añadir Comentarios

Gostou do nosso site? Deixe seu comentário! Ele será publicado após a aprovação.


Voltar ao Topo