Você está aqui: HomeDiário de BordoExpedição Atacama/Machu Picchu 2006Dia 23/01/2006 - 11° dia - Machu Picchu - Cuzco

Diários de Bordo

Dia 23/01/2006 - 11° dia - Machu Picchu - Cuzco

11° dia - Machu Picchu - Cuzco

  Águas Calientes - Machu Picchu - Segunda 23/01

     MACHU PICCHU       

A CIDADE PERDIDA DOS INCAS

 

       Já está virando rotina levantarmos às 5 horas da manhã. Pegamos o caminho tortuoso de 8 km de muitas curvas e penhascos a caminho da cidade perdida. Subimos a 2800 metros de altitude e torcendo para que não tivesse chuva nem neblina. Mas como comentamos, nossa viagem até agora tem sido abençoada. Pois tudo ocorreu conforme planejado e sem maiores transtornos.

       E aqui estamos, chegamos a atração mais espetacular do Peru, que foi revelada ao mundo em 1911, quando um menino do vale do rio Urubamba levou o  historiador americano Hingham Bingham até as ruínas, na época em que a cidade estava completamente tomada pedras cobertas de mato e cipó.

      

       Foram necessárias várias expedições para, enfim, revelar o grande tesouro. Uma cidade inca com cerca de 600 anos, completa, inteira, com seus templos e moradias, praças e terraças de cultivo em magnífico estado de conservação.  Mais ainda, o achado ensinou bastante a respeito dos conhecimentos da cultura Inca, que íam da gastronomia à engenharia.

          Hoje mais de 1000 pessoas visitam Machu Picchu todos os dias, é uma aventura emocionante, a visão da cidade é arrebatadora. Há uma praça central, com a área residencial de um lado, os templos e outras construções de uso coletivo de outro. As lavouras ficam no entorno. Tudo isso acomodado no cocuruto de uma montanha à 500 metros do vale do rio Urubamba, o que certamente colaborou para que a cidade jamais fosse descoberta pelos conquistadores espanhóis. Quando os incas começaram a se sentir ameaçados abandonaram a cidade e destruíram as entradas, caminhando por dentro dos rios para que os espanhóis não a encontrassem.

   Essa foi nossa primeira visão da cidade.

          

           Machu Picchu em Quechua significa Velha Montanha. É uma cidade maravilhosa e com uma arquitetura encantadora e ainda uma força espiritual muito grande. É a uma construção arqueológica e muito bem preparada para enfrentar terremotos e prover o sustento da população da cidade. 

       Imensos terraços permitiam o aumento das superfícies lavradas nas encostas das íngremes montanhas, servindo para o plantio de diversas culturas como milho e batata.

   

            

          

  Canais cavados nas pedras distribuiam água para as plantações e para dentro das casas, tudo projetado detalhadamente.

   A casa das fontes é um conjunto de 16 fontes de água que percorrem canais esculpidos na pedra que serviam para abastecimento e culto. O sistema até hoje funciona.

       

      

  Abaixo está a praça sagrada em que os Incas faziam seus rituais.

       

  As pedras, das mais pequenas até as de algumas toneladas eram esculpidas perfeitamente, de maneira que se encaixavam tão bem que não passava luminosidade, umas eram esculpidas de maneira côncava e as outras convexas para encaixar perfeitamente. Havia ainda um ângulo de alguns graus para que, se houvesse um terremoto as paredes jamais cairiam para dentro das casas.

     

       

         

  Essa construção abaixo com formato semi-circular e o templo do sol, onde embaixo dela se encontra a tumba real, onde foram encontradas múmias e vários objetos de ouro e prata. E uma gruta com teto inclinado e degraus esculpidos na própria pedra.

             

 O relógio solar está presente em muitos povoados incas. Tem formato de um polígono irregular, e tem no centro um prisma quadrangular cuja sombra projetada seria para marcar o tempo e o início da época de plantio e colheita.

     

 Um dos setores mais fascinantes e enigmáticos é o Templo do Condor. Duas paredes inclinadas e parecendo suspensas tem um formato semelhante as asas de um condor quando em pouso.

 No chão trabalhado na rocha viva, a representação da cabeça e do bico do condor.

          

         

         Essas duas pedras esculpidas de forma côncava e com uma lámina de água, serviam para refletir a lua e as estrelas, desta forma os Incas podiam fazer as suas previsões metereológicas.

     

 Aqui estavamos mascando umas folhinhas de coca, que não é droga, e sim eram mascadas pelos incas para dar energia para superar as dificuldades do serviço pesado.  

   

Esse foi nosso guia, Sr. Miguel, que nos deu um banho de cultura Inca.

   

    Fui chegando perto da lhama, estava tão gordinha que me deu vontade de comê-la. Mas pensei bem e percebi que a pedra estava muito lisa e poderíamos cair lá de cima.

   

    Aqui uma visão da cidade, de um dos pontos mais altos da cidade, a Casa dos Guardiões, construída num ponto estratégico, pois daqui se tem uma visão geral do canion do rio Urubamba. 

   

   

    Para se fazer as restaurações, antes faz-se um mapeamento da parede codificando cada pedra, para depois desmontar e remontar como na forma original.

   

    Pois bem, aqui chegamos, e cumprimos o principal objetivo de nossa viagem, conhecer o Vale Sagrado e a Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu.

    Para nós, Machu Picchu é uma grande obra de arte, e assim, como cada uma das obras da cidade são apreciadas e tirando nossas próprias conclusões,  já que apenas 25 % da história contada de Machu Picchu é verídica, o restante são suposições.  Existem poucos conhecimentos da cultura inca, e os únicos arquivos de contabilidades, que eram cordas coloridas com nós chamados de quipus que até hoje não foram decifrados.

  Mas nossa viagem não acaba por aqui, não nos abandonem, amanhã estaremos indo em direcao ao Lago Titicaca, que segundo a história, foi de lá que emergiram Manco Pacco e começou a história dos incas.

Hasta la vista!!!!!!!         

Comentários  

 
Ediana - Realeza
0 # Ediana - Realeza 24-01-2006 13:01
Bom dia! Meninos! Quem é o fotógraf o? As fotos estâo um show a parte ...lindas, lindas!!!! Bjs e até amanhâ... .
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
roberson - Realeza-Pr
0 # roberson - Realeza-Pr 24-01-2006 13:21
e ai moçada, um sucesso a viagem, não? so uma pergunta, nao é ai em machu pichu que tem um labirinto ou um relogio do sol? bom passeio, fiquem na paz de Deus....t&eacut e;.......
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Ciro - Realrza
0 # Ciro - Realrza 24-01-2006 14:17
Parabens, conseguiram o objetivo, o retorno deverá ser melhor ainda.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Ciro - Realeza
0 # Ciro - Realeza 24-01-2006 14:18
Parabens, conseguiram o objetivo, o retorno deverá ser melhor ainda.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
LEANDRO FICAGNA - TANGARA DA SERRA - MT
0 # LEANDRO FICAGNA - TANGARA DA SERRA - MT 24-01-2006 15:12
E AÍ GALERA....BLZA? PARABÉNS , CHEGARAM AO OBJETIVO E BEM RAPIDINHO NÃO? TOCO, SE VCS VIEREM POR AQUI ME LIGUE PRA QUE EU POSSA RESERVAR AS PICANHAS E A CERVA, BLZA? BOA VIAJEM E SE PUDEREM VENHAM POR AQUI. ABRAÇOS DO AMIGO, LEANDRO
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Stevo - Realeza
0 # Stevo - Realeza 24-01-2006 16:58
Hola Toco, Conta direito esta história da foto da lhama. A cara de felicidade dela é suspeita e já faz tempo que você está na estrada. Precisou de banquinho? Salu2 St.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Anibal - Realeza
0 # Anibal - Realeza 24-01-2006 17:17
Alô meus filhos, um abraço. Tudo bem com voces ? Aqui tudo bem. Aproveitem bem. Eu estou com o professor de internet em casa(Thales). Abraços, Anibal
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Valadão Junior - Francisco Beltrão
0 # Valadão Junior - Francisco Beltrão 24-01-2006 17:26
Parabéns ...Objetivo alcançad o, agora é voltar com seguranç a e aproveitando mais ainda. Toko, as Chikas não te acalmaram ??? coitada da Lhama, agora ela vai querer tarbalhar no bar das Chikas...ihuaih uiahia. Gurizada, um bom inicio de retorno, fiquem com Deus e continuem se cuidando.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Renata
0 # Renata 24-01-2006 20:06
Até Lhama conseguiu t passa na altura hein tiu.. ta feio o negocio huhauhua... bom retorno pra vcs.. bjux
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Thome - Realeza
0 # Thome - Realeza 24-01-2006 21:42
vcs são um poço de cultura boa suerte
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
ORVILDO BARBIERO - Realeza - Paraná
0 # ORVILDO BARBIERO - Realeza - Paraná 24-01-2006 22:09
Realeza se orgulha de vcs., felicidades
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
PAULO HENRIQUE DE CARLI - REALEZA-PR
0 # PAULO HENRIQUE DE CARLI - REALEZA-PR 24-01-2006 22:25
NOSSA DEVE SER MUITO 10 VISITAR UM LOCAL HISTORICO E TAO FAMOSO... COMECEI A VER AS FOTOS E FIQUEI IMPRESSIONADO.. .. DESDE JA DESEJO BOM RETORNO A VCS 3... E PODEM TER CERTEZA.. MUITAS PESSOAS ESTAO ENTRANDO NO SITE... ABRAÇOS
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Maria Alice - Realeza
0 # Maria Alice - Realeza 24-01-2006 23:32
Parabéns por alcançar em seu objetivo As fotos estao 10 . Bom retorno.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Thales - Realeza
0 # Thales - Realeza 25-01-2006 00:33
Mah seca heim tio???? Comendo até lhama!!! hiuahiuahiua xau
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Clara - Piedade SP
0 # Clara - Piedade SP 25-01-2006 00:34
Hola Toco e hermanos! Muito legal acompanhar vocês nestas lindas paisagens. Gostaram do choclo? Se puderem tragam sementinhas.... Abraços. Clara
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Nicole - Realeza
0 # Nicole - Realeza 25-01-2006 00:44
oi! tio toco, ja imaginava q vc ia come as chicas, mas a lhama tambem nao ne? hiauhaiuhaiuha. ta legal ai? suponho q sim ne? bjus xau
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Clairê - Itapoá
0 # Clairê - Itapoá 25-01-2006 00:45
As fotos estão lindas, espero que continuem bem até o fim da jornada... Bom retorno... Beijos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Leila - Realeza
0 # Leila - Realeza 25-01-2006 00:50
Maravilhosas as fotos!!! que bom q deu td certo!!! Estamos torcendo p/ q o retorno seja melhor ainda!!! Um beijão p/ tds (Um especial p/ maridão)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
jane lubaczeuski - cascavel pr
0 # jane lubaczeuski - cascavel pr 25-01-2006 00:56
Bom dia. Meninos , vcs. são muito 10. Acompanho todos os dias a viajem de vcs. Abraços e até a volta.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Clara - Piedade SP
0 # Clara - Piedade SP 25-01-2006 01:01
Toco: em breve chegarão a Desaguadero.... ....... Se puderem aproveitem para conhecer Tihuanaco no caminho para La Paz. Não é tão fantásti ca como Machu Pichu mas vale a pena ver. Boa viagem a todos! Clara
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
nica - realeza
0 # nica - realeza 25-01-2006 01:07
e aí Toco a gosaç&at ilde;oc/ a llama está grande.Maravilh a o que estão nos passando. Bom passeio amanhã. beijos p/ todos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
chico luba ( vulgo chicao) - CASCAVEL PR
0 # chico luba ( vulgo chicao) - CASCAVEL PR 25-01-2006 01:22
Maravilhaaaa... . Estas fotos são uma maravilha. Que cultura, amigos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Edemilson
0 # Edemilson 25-01-2006 01:37
Vale a pena acompanhar a viajem, pelas lindas imagens q vocês trazem até nós.. vlw abraçoss
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Josue de Lavor - Joinville
0 # Josue de Lavor - Joinville 09-02-2006 17:01
Visitei seu site e fiquei encantado. Abraço ao amigo Itacir. Josue (Banco do Brasil) Pirabeiraba
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
jo vieira
0 # pontal do paranajo vieira 09-01-2015 22:09
Sensacional !Tudo que há um certo mistério, desperta um fascínio em nós seres humanos ficamos extasiados e nasce um desejo quase incontrolado de conhecer,desven dar e matar essa curiosidade desse desconhecido mundo perfeito!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
jo vieira
0 # pontal do paranajo vieira 09-01-2015 22:11
Parabéns as fotos ficaram lindas!
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário / Add Comment / Añadir Comentarios

Gostou do nosso site? Deixe seu comentário! Ele será publicado após a aprovação.


Voltar ao Topo