Você está aqui: HomeDiário de BordoExpedição Atacama/Machu Picchu 2006Dia 25/01/2006 - 13° dia - Puno(Peru) - La Paz(Bolivia)

Diários de Bordo

Dia 25/01/2006 - 13° dia - Puno(Peru) - La Paz(Bolivia)

13° dia - Puno(Peru) - La Paz(Bolivia)

PUNO - LA PAZ - QUARTA 25/01

Buenos dias.

Puno é uma cidade um pouco melhor que a de Juliaca, em que passamos ontem. Está situada no sul do Peru e faz divisa com a Bolívia. Tem bons hotéis e ótimas opções de restaurantes.

Chegando em Puno não nos aguentamos e fomos dar uma passeadinha de Tricicleta táxi, os caras pedalam muito para ganhar uns soles.

Está a 3827 mts de altitude, quando as pessoas passam mal por aqui devido a altitude, se fala que elas estão com o Mal de Puno.  O nosso pricipal objetivo aqui em Puno é visitar o Lago Titicaca e suas Ilhas Flutuantes de Uros.

O Lago Titicaca é muito importante para a mitologia andina, segundo a história, de suas águas emergiram Manco Capac e Mama Ocllo, filhos do sol e fundadores do Império Inca.

Peru e Bolívia dividem a soberania do mais alto lago navegável do mundo, 3810 mts de altitude. Tem uma área de 8.559 kms2, uma profundidade máxima de 282 mts,  comprimento são 165 kms, de largura 60 kms.

As Ilhas flutuantes de Uros se encontram na baía de Puno e são em número de 20 mais ou menos. Cada uma e habitada por 3 a 10 famílias Uroymaras, que constroem as ilhas e suas casas com esteiras de totoras. Visitamos duas ilhas, a de Santa Maria e a de Tupiri.

As ilhas são construídas com Junco, todos os anos eles colocam uma camada, e mudam o sentido do junco, ficando entrelaçados.

Barcos muito interessantes e bem trabalhados feitos de junco.

Junco entrelaçado, a ilha chega a ter 2 metros de grossura, e ficam apoitadas no lago.

Vivem totalmente do junco. Serve para sua alimentação, para fazer barcos, casas, fogo e artesanato que vendem para os turistas e trocam por alimentos na cidade de Puno.

Fazem seu fogo para fazer seus alimentos em cima da raiz do junco, que não pega fogo.

Criança moendo uma semente para fazer farinha, que serve de alimento para os Uroymaras.

Logo que chegamos percebemos algo estranho no Titicaca, uma camada verde por cima da água. Trata-se de um tipo de alga que so se desenvolve em ambiente muito contaminado. Infelizmente o Lago Titicaca, pelo menos aos arredores de Puno é muito poluído.

O manito Ita tá tão desesperado que estava se encostando na índia Uroymaras. Prefiro a Lhaminha.

Saímos de Puno em direção a Bolívia às 2 horas. Depois de percorrer aproximadamente 200 km margeando o Lago Titicaca, chegamos a fronteira com a Bolívia, aí começou a confusão. Cambiar dinheiro, carimbar passaportes, preencher um punhado de formulários. Cada seçao da aduana boliviana que passávamos os policiais pediam propina. Já percebemos que o negócio por aqui não é moleza.

Sem contar o lamaçal que pegamos na entrada da Bolívia até chegar na aduana.

Tínhamos intenção de seguir até Oruro, uma cidade entre La Paz e  Cochabamba, mas começou ficar tarde e não seria uma atitude inteligente de nossa parte seguir viagem e chegar à noite em Oruro. Sendo assim, optamos por dormir em La Paz.

Amanhã vamos em direção de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra onde pretendemos dormir.

Hasta la vista...

Comentários

LOS HERMANOS - LA PAZ
0 # LOS HERMANOS - LA PAZ 26-01-2006 02:10
OLHA AI GALERA, SEMPRE QUE POSSIVEL ESTAMOS COLOCANDO O RESTANTE DAS FOTOS NA SECAO FOTOS, BLZ.

toco
0 # toco 26-01-2006 02:11
Chicao, so como o canarinho se vc assar no dedo.

toco
0 # toco 26-01-2006 02:12
Que nada Alcir, vc nao percebeu que a loura ficou olhando so para ele.

Orvildo Barbiero - Realeza - Paraná
0 # Orvildo Barbiero - Realeza - Paraná 26-01-2006 03:36
Passaram por tantas dificuldades mas conseguiram seu objetivo uma propina a mais para vcs apenas irá fazer parte de uma história a ser contanda, continuem em frente Boa viagem de retorno

evandro titon - realeza
0 # evandro titon - realeza 26-01-2006 17:43
AI PESSOAL ! TUDO BEM . QUE BACANA ESSA VIAJEM QUE VOCES ESTAM REALIZANDO , ESPERO QUE DE TUTO SERTO , E BOA SORTE. UM ABRACO.

Dorvalino Possato - Coronel Vivida
0 # Dorvalino Possato - Coronel Vivida 26-01-2006 23:17
Ola Ramir tudo bem Estivemos ai em machu pitchu Puno e Lapaz nesta mesma epoca ano passado vendo suas fotos ficamos com muita saudade abraco ate.

chicao - cascavel pr
+1 # RE: Dia 25/01/2006 - 13° dia - Puno(Peru) - La Paz(Bolivia)chicao - cascavel pr 27-01-2006 01:06
Beleza os tres mosqueteiros desbravando a America do Sul, maravilha, toco amanha vou para a Argentina junto com o Alemao uma xt 660 e uma super tenere 750, vamos ficar este restinho de ano viajando, vamos conhecer alguns lugares que ainda nao fomos, mais na volta nos encontramos, abraços chico

Paulo César de Oliveira - Realeza
0 # Paulo César de Oliveira - Realeza 27-01-2006 11:30
meus grandes amigos forte abraço e juizo na volta que viagem boa é´ aquela que se vai e volta voces sao pessoas iluminadas e corajosas.

Adicionar comentário / Add Comment / Añadir Comentarios

Gostou do nosso site? Deixe seu comentário! Ele será publicado após a aprovação.