Você está aqui: HomeDiário de BordoExpedição Egito 2010EXPEDIÇÃO EGITO 2010Dia 04/05/2010 - 12º Dia - EGITO - LUXOR 1ª DIA

Dia 04/05/2010 - 12º Dia - EGITO - LUXOR 1ª DIA

12º dia
04 de Maio de 04 de Maio de 2010
LUXOR –  1º Dia - PASSEIO DE FELUCA NO RIO NILO e TEMPLO DE KARNAK

                          Saímos de Sharm El Sheikh a 1:00 da madruga em direção à capital Cairo, depois de algumas horas no aeroporto pegamos outro avião em direção a Luxor, onde chegamos às 7:30 da manhã. Já havíamos passado a noite anterior subindo o Monte Sinai, a outra dentro de avião e aeroporto, que judiaria, e ainda tem gente que acha que é moleza, é não, esse negócio cansa o corpinho.
                        Chegamos ao aeroporto de Luxor e lá dentro mesmo contratamos uma van para nos levar ao hotel que dava uns 10 km dali. Tudo certo, chegamos lá fora, cadê a van? Não existia, faz parte do negócio deles fazer isso, depois de muitos acertos e desacertos acabamos indo para o hotel numa espécie de Belina com as malas um pouco dentro outras em cima do bagageiro.

                        hotel

                      Chegamos ao Hotel Piramydisis em que já havíamos feito as reservas anteriormente. Um bom hotel, 5 estrelas, mas com um preço muuuito bom, com o Rio Nilo no quintal, restaurantes, duas piscinas grandes e um café da manhã que mais parecia um almoço.

                        nilo 

                      Tomamos logo um cafezinho e saímos para contratar um passeio. Fomos a famosa agência Thomas Cock e contratamos o passeio de Feluca pelo rio Nilo, o Show de luzes e som no Templo de Karnak à noite, o passeio de balão sobre o vale dos reis e a visita ao Templo de Hatshespsut e as Tumbas do Vale dos reis. Tudo acertado fomos ao hotel e à tarde fomos fazer nosso passeio de Feluca pelo Rio Nilo.

                        FELUCA NO NILO

                      
Olha a situação dos guri, tomando fanta laranja, coca cola e água. Dá dó não dá?

                        RIO NILO

                       
Luxor está localizada à margem leste do Nilo, a aproximadamente 640 km ao sul do Cairo, foi o centro do poder egípcio de 2.100 a 750 a.C., é uma cidade interessante, e já estávamos com saudades das múmias, pois passamos 6 dias em Sharm El Sheikhh, outro mundo em se relacionando com Cairo, Alexandria e Luxor.
                      O cenário de Luxor é outro, suas tumbas numerosas, templos e estátuas são o testemunho das grandiosas conquistas do homem antigo. É simplesmente impressionante pelo tamanho dos Templos considerando a época em que foram erguidos.
                     
Depois do passeio pelo Rio Nilo, voltamos ao Hotel, curtimos uma piscina para dar uma relaxada das duas noites anteriores.

                         HOTEL

                       
Por incrível que pareça a água da piscina não era quente, pois devia, o sol é muito quente por aqui.

                       PISCINA HOTEL

                      
O templo de Karnak fica a 8 km ao norte da cidade, foi construído há aproximadamente dois mil anos atrás e cada faraó acrescentou sua própria contribuição. Lá se encontra o "Hypostyle Hall", o maior de todos os templos do mundo, com 4500 metros quadrados e constituído por 134 colunas enormes, além do obelisco da Rainha Hatshespsut, com 32 metros de puro granito.

                                               KARNAK

                     
É um dos maiores templos do Antigo Egito.  Foi sucessivamente ampliado por diversos faraós, tendo levado mais de 1 000 anos para ser construído. 

                                               PILAR

                        ENTRADA KARNAK
                       
Entrada do Templo de Karnak

                      
Anoiteceu e a Van da agência, pontual como sempre, passou no hotel nos pegar para ir ao Show de Luzes e Som do Templo de Karnak,  "Sound & Light Show".
                      Acontece todas as noites no templo de Karnak o Espetáculo de Som e Luz, imperdível. Nesse show eles combinam uma iluminação especial com narração e música, nos íamos caminhando pelo templo até chegarmos ao teatro do Lago Sagrado, por toda a caminhada ocorre narrações da história, qual parte cada faraó construiu e efeito de luzes, é tudo muito bonito.

                        KARNAK
                       
Tudo muito bonito, menos as fotos. 
                        KARNAK
      
                       Só como curiosidade, e juntando um pouco as histórias, comentei no diário do dia anterior sobre Moisés no Monastério de Santa Catarina e que Deus apareceu no meio da Sarça Ardente e pediu a ele que salvasse o povo da escravidão no Egito. Então Moisés, cumprindo ao mando de Deus, já no Egito, desafiou um faraó, e após o evento das pragas, o povo foi libertado da escravidão.  E o faraó que Moisés desafiou era o Ramsés II que governou o Egito em Luxor (na época chamada de Tebas). Sendo assim, no fritar dos ovos, Moisés deu um pé na bunda do Faraó Ramsés II.

 

                          mapa
                          Trajeto de Sharm El Sheik passando pelo Cairo até Luxor.

                         Finish.

Adicionar comentário / Add Comment / Añadir Comentarios

Gostou do nosso site? Deixe seu comentário! Ele será publicado após a aprovação.


Share on Myspace
Voltar ao Topo