Você está aqui: HomeDiário de BordoExpedição Pircas Negras e San Francisco 2016
13º e 14º Dia - Dias 11 e 12/04/16 - Salta/Clorinda 1060 km - Assuncion/Realeza  570 kms.

          Saimos de Salta com destino a Jujuy, logo entramos no Chaco Argentino pela Ruta 81, como sempre muito quente e deserta. Fizemos por essa Ruta 81 em 2006 uma de nossas maiores aventuras, voltávamos de Machu Picchu, cruzamos a Bolivia de onde saimos por Yacuiba, passamos por tartagal e entramos nessa Ruta 81 era umas 13:00, olhando no mapa, já que na época não tínhamos nem celulares, nem internet a disposição muito menos GPS, viamos no mapa um trecho de 90 kms que não era pavimentado, perguntamos na Gendarmeria no inicio da Ruta e nos confirmaram. Bom, estavamos gracas a deus na época com as XT660.
EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
12º dia - 10/04/2018 - TINOGASTA (ARG) a SALTA - 600 kms

          Sem meu equipamento fotográfico, as fotos se tornaram escassas, meus parceiros tem muitas virtudes, mas fazer fotos não é uma delas rsrs. Saimos logo cedo da simpática cidade de Tinogasta, já com espírito de retorno de viagem, até pelo fato de que desde Cafayate, vamos pilotaremos por caminhos já andados em outras viagens, mas da mesma forma, vamos curtir cada km rodado.
EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
11º dia - 09/04/2018 - COPIAPÓ (CHI) a TINOGASTA (ARG) - PASO DE SÃO FRANCISCO 530 kms

         Hoje saimos para mais uma vez cruzar a Imponente e majestosa Cordilheira dos Andes, sempre tem uma certa tensão, como vais ser? será que vai ter vento? e se a patrola passou e chover? neve? vento? Essas dúvidas sempre passam por nossas mentes quando subimos nas motos para seguir em direção aos Andes, é inevitável. Mas sempre tivemos muita sorte, já cruzamos por quase todos os Pasos mais importantes e que se pode cruzar com um veículo, desde o Sul do Chile até na Colombia, só nos resta mesmo o Paso de Agua negra, e em todas as passagens só o que aconteceu foi muita curtição.
EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
10º dia - 08/04/2018 - Pisco Elqui a Copiapó 410 km

          Como sempre acordamos cedo, mas hoje a ansiedade estava maior, pois tínhamos um objetivo concreto, no entanto, ainda incerto. Tomamos nosso café, subimos nas motocas confiantes e nos dirigimos a Gendarmeria onde nos informariam se poderiamos ou não seguir para a Argentina pelo paso de Agua Negra. Na entrada da gendarmeria a leitura facial dos gendarmes já nos dava a resposta, e ainda nos informaram que não adiantava esperar para o outro dia, pois teve outra tempestade de neve durante a noite, e o paso estava definitivamente fechado até o próximo verão. Inacreditável, pois desde Las Flores no lado Argentino e Pisco Elqui no Lado Chileno não chegamos a ver nenhum vestigio no céu que pudesse indicar mau tempo, isso demonstra a força e a inquietude das Cordilheira dos andes, que tem seu próprio clima, sua grandeza e imponência, com ela não se brinca, apenas se curte.
         Dessa forma, voltamos a Panamericana Chilena agora em direção ao norte e beirando o pacífico, nosso plano agora é o Paso de São francisco.
EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
9º Dia - 07/04/2018 - Copiapó (CHI) a Pisco Elqui (CHI) - 410 km
              Como já conhecíamos Copiapó, só paramos lá para dormir mesmo, logo cedo juntamos as trouxas e seguimos viagem rumo ao Sul, a intenção era de dormir no Valle de Elqui num povoado chamado Pisco Elqui, onde é produzido o melhor Pusco sauer do mundo, pertinho da Cidade de Vicuña.
              Depois de uns 30 kms chegamos a nossa velha conhecida Ruta Pan Americana, fizemos hoje o único trecho dela que ainda não havíamos rodado. A Pan Americana vai desde o sul do Chile na cidade de Quellon até a cidade de Cartagena de indias na Colombia, passa pelo Chile, Peru, Equador e Colombia, são em torno de 8.200 kms que rodamos por ela em 4 expedições.


EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
8° Dia - 06/04/2016 - Las Flores(ARG) a Copiapó (CHI) - 660 kms Mudança de Planos - PASO DE PIRCAS NEGRAS
          Acordamos cedo e a ansiedade nos tomava conta, logo estávamos pronto e nos dirigindo a Aduana Argentina para pela 3ª vez fazer os tramites migratórios, chegando lá já percebemos no semblante dos agentes aduaneiros que a coisa não éra boa, no dia anterior falei para o Gendarme argentino lá perto to Paso que retornaríamos hoje cedo para passar.
EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
7º Dia - 02/04/2016 - Las Flores (ARG) - 140 kms
           Como sempre antes de cruzarmos a Cordilheira dos Andes, levantamos cedo pois caso aconteça alguma situação adversa, temos o tempo que não perdemos cedo para tentar resolver a situação, ninguém merece ficar no meio da cordilheira sem recursos e no meio de uma nevasca durante a noite. Então não podemos dar chance para o azar.
           A noite já havíamos deixado tudo pronto, moto abastecida, roupas de frio de fácil acesso e muita ansiedade para cruzar o Paso Agua Negra, subimos nas motocas e seguimos até a Aduana Argentina que fica pertinho de Las Flores.




EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
6º Dia - 04/01/2016 - Termas de Rio Hondo a Las Flores - 740 kms

        Acordamos cedo em Termas e logo nos despedimos dos parceiros que retornaram para o Brasil. Pegamos a estrada em direção a Província de
Catamarca. Hoje começamos nossa viagem aventura, seguindo por caminhos por nós nunca andados e explorando a natureza nesses lugares que já começam a ficar isolados das regiões mais populosas.
EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016

3º. 4º e 5º Dia - 1 a 3/04/2016 - Termas de Rio Hondo - Mundial de Motovelocidade - 700 kms

          Termas de Rio Hondo é considerada o centro termal da América Latina com seus 14 lençóis de água quente que segundo dizem restauram a saúde dos corpos graças às suas propriedades energéticas. Como não poderia ser diferente, nos hospedamos num hotel simples, mas com uma churrasqueira e uma piscina de agua quente que graças as suas propriedades energéticas curou os porres com muita eficácia.

EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
2º Dia - 31/03/16 - Corrientes a Termas dE Rio Hondo - 695 kms

       Logo cedo saimos de Corrientes anciosos para  a estrada, já na saida cruzamos a ponte sobre o Rio Paraná que liga a Cidade de Corrientes Capital da Província com mesmo nome a cidade de Resistência que é a capital da Província do Chaco.

EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
1º Dia - 30/03/2016 - Realeza - Corrientes(ARG) - 720 kms
          Na madrudadinha desta sexta feira, Eu(Toco ) os manos Ita e Ramir e o Gustavo nos encontramos no posto 4 rodas para esperar nosso parceiro Nika que veio logo cedo de Francisco Beltrão a 65 Kms, o mano Ita veio no dia anterior de Itapoá - SC a 740 kms de Realeza. Assim que o Nika chegou nos deslocamos juntos 25 kms até a cidade de Planalto, onde encontramos os parceiros Patrique e Israell  que nos farão companhia até a cidade de Thermas do Rio Hondo onde acontecerá o Mundial de Motovelocidade, onde ficaremos por 3 dias e depois seguiremos viagem rumo a Cordilheira dos Andes onde pretendemos cruzar o Paso de Agua Negra retornando pelo Paso Pircas Negras, que significa parede de pedra antes que as mentes pensantes e poluídas imaginem significado diferente. Nos separando então dos parceiros Gustavo, Israel e Patrique que retornarão para o Brasil.












EXPEDIÇÃO PIRCAS NEGRAS E SAN FRANCISCO 2016
Voltar ao Topo