Você está aqui: HomeDiário de BordoEXPEDIÇÃO CARRETERA AUSTRAL 201313 DIA - CHAITÉN A HORNOPIRÉN

Diários de Bordo

13 DIA - CHAITÉN A HORNOPIRÉN

13 DIA - CHAITÉN A HORNOPIRÉN

    Saimos de Chaitén com destino a Puerto Montt, sabíamos que teríamos que passar por 3 balsas, 2 de 30 min e outra de 3:30 horas de travessia, e rodar em torno de 200 kms de rípio. Como a primeira balsa passaria apenas as 2 da tarde nosso tempo ia ficara apertado no final da tarde. Mas o negócio é sair para ver no que vai dar.
 Segue.....
A
A uns 20 kms de Chaitén, encontramos o local que foi devastado pelo Fluxo Piroclástico. O Xavier a noite já havia nos falado que iríamos passar por esse local.
Z
O Fluxo Piroclástico é a fumaça com cinza com temperatura de 900 a 1000 graus. O fluxo sai da cratera do vulcào e desce a encosta numa velocidade de até 100 kms por hora, desidratando tudo o que encontra pela frente.
Z
A área devastada é muito grande, por muita sorte o fluxo não foi para o lado da cidade, e sim para o lado oposto em direção a floresta. Poderia ter acontecido o que aconteceu em Pompéia, quando foi devastada pelo Fluxo Piroclástico, que é o maior perigo dos vulcões.
Abaixo uma foto de como ficou a orla de Chaitén e o Vulcão aos fundos.
s

X
Seguimos viagem para caleta Gonzalo, que esta a 60 kms de chaitén, para pegarmos a primeira balsa.
x
No caminho fomos conhecer as famosas arvores milenares desta regão, os Alerces, deixamos as motos na beira da estrada e entramos por uma trilha no meio da floresta para ver as gigantes.
``




Chegamos a Caleta Gonzalo, o lugar é muito bonito e com uma boa infra estrutura para mochileiros e ciclistas que passa por aqui. Mas se quiser uma pousada ou hotel, ai o bicho pega.
x
Subimos no Ferry para uma viagem de 45 minutos até Fiordo Largo. Onde andamos mais 15 kms para pegar o outro Ferry em Lepetepú.
``

 f
Em Lepetepú pegamos um Ferry maior para uma travessia de 3:30 horas por eltre fiordos e ilhas banhadas pelo Oceano Pacífico. Uma paisagem maravilhosa.
`x
Chegamos a HOrnopirén as 18:30, nos deparando de frente com o bonito vulcão Hornopirén.
`xx
Como já estava no final da tarde, teríamos que andar mais 50 kms de rípio, mais um ferry de 45 min e mais 50km de rípio para chegar a Puerto MOntt, resolvemos ficar em Hornopirén, já que aqui tem algumas pousadas e combustível, saíremos então pela manhã para Pucon.
Saímos a procura de Cabanas, o como esta acontecendo com frequência nessa viagem, achamos uma maravilhosa e por um preço muito bom, uma maravilha.
d
Pela janela de um dos quartos podemos ver a enseada de Hornopirén com os picos nevados e os barcos navegando.
s
Na janela do outro quarto vemos o vulcao hornopirén com a sua cúpula toda nevada, o visual daqui é muito bonito.
x

c
E a cama!! hummmm que cama boa, da vontade de ficar mais, tão aconchegante é essa cabana.
a
HOje encontramos um cavalinho branco pela estrada, amarramos o bichinhho e trouxemos junto.
x
Amanhã pretendemos sair cedo e ir até Pucon, região dos lagos e do vulcão villarrica.
hasta la vista. Toco



Adicionar comentário / Add Comment / Añadir Comentarios

Gostou do nosso site? Deixe seu comentário! Ele será publicado após a aprovação.


Voltar ao Topo